As caracteristicas de um ambiente de negócios virtual

Muitos empreendedores, ao acompanhar as noticias de  como a internet vem ganhando espaço no mercado, decidem inserir suas empresas nessa mídia, mas muitas desconhecem o impacto que a internet pode causa nos seus negócios, seja em aspectos positivos como negativos, assim, podemos destacar como principais os seguintes:

 Mudanças na forma de comunicação:

Acredito que a comunicação é um dos fatores que mais recebeu transformação, o papel que antes cabia apenas a sua empresa, agora engloba de forma geral toda a cadeia de pessoas, nesta cadeia,centraliza-se o cliente, que agora pode se comunicar não só  com você como também com os concorrentes, pode dar sua opinião em diversos meios (fato este que ganha mais força com a popularização das redes sociais) e pode até mesmo ser um ótimo canal de marketing.

Mudanças na forma de controle da mensagem

E da comunicação, surge outra característica, as empresas não podem controlar o que acontecem na internet, se caso a organização cometa alguma falha grave o cliente mal atendido pode divulgar a falta para diversas pessoas no twitter, fazer comentários prejudiciais a imagem da empresa em algum blog, ou até mesmo fazer vídeos relatando a situação vivenciada e posta-los no youtube, a empresa pode até se redimir com o cliente, mas ae já é tarde, pois a mensagem já foi espalhada.

Interatividade

A internet propicia algo bastante importante no meio virtual, a interatividade é um fator de sucesso quando bem aplicado, varias empresas usam esta arma como uma maneira de atrair clientes, a camiseteria por exemplo, permiti que as próprias pessoas criam as estampas das camisetas que queiram usar, já a Wikipédia permiti que seu conteúdo seja modificado a partir do conhecimento de diversas pessoas sobre um determinado assunto.

Novos concorrentes

Ao se inserir na internet, você ganha automaticamente mais concorrentes, o que antes se restringia apenas ao seu espaço físico agora abrange um emaranhado de empresas de seu respectivo setor, se caso a sua loja tiver um produto mais caro ou com características que não me agrada, posso simplesmente comprar da concorrente que está situada em outro estado.

Por isso, afirmo que, assim no ambiente físico, no ambiente virtual qualquer empresa, que queira se inserir na internet, é necessário primeiramente um plano de negócios, para se analisar todas as variáveis que envolve o complexo (mas ao mesmo tempo instigante) comércio eletrônico.

Anúncios

Sobre Rômulo Sousa

Acadêmico de administração, estudante do mundo do empreendedorismo digital em fase de planejamento da sua empresa.

Publicado em maio 30, 2011, em Empreendedorismo Digital. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: