Se Você é o dono do negócio o cliente é o que?

Me deparei com essa frase no livro “Superdicas para empreender seu próprio negócio” de Ruy Leal, e refletindo sobre ela vejo o quanto é verdadeira, afinal de contas muitos empreendedores se vêem como os únicos donos de seu negócio, ok, foi você que planejou, criou e distribui o produto, é você que paga as contas e tudo mais, porém, para fazer tudo isso, depende-se exclusivamente do cliente.

Toda empresa de sucesso (startup ou não), soube valorizar seus clientes, e entregar não produtos mas valores que fazem a diferença na vida deles.

Vejamos por exemplo os produtos da Apple, quando se há um lançamento de alguma novidade, o frisson é grande, em determinados países, vemos pessoas ficarem em filas durante horas para comprar seu iphone, ipod ou Ipad, a Apple é um caso onde o dono do negócio não é o Steve Jobs (podemos colocá-lo neste caso, como uma espécie de gerente), mas os clientes que compram e divulgam os produtos no boca a boca.

Agora, ae vem a outra parte da história, para impressionar o dono do negócio é preciso se fazer investimento tanto em dinheiro como em tempo, infelizmente nem todas empresas estão dispostas a investir mais  nestes fatores, muitas se contentam apenas em oferecer o que todo mundo oferece, não traz nenhum diferencial, nenhuma inovação, seja no atendimento, no pós venda ou no produto em si, não tentam buscar a perfeição naquilo que fazem:

“Em janeiro de 1999, na véspera da apresentação de uma nova linha de iMacs multicoloridos, Steve Jobs estava ensaiando sua apresentação do produto em um grande auditório próximo à sede da Apple.

Jobs queria que o momento em que as máquinas (5) deslizassem para fora da cortina fosse projetado em uma grande tela de vídeo que ficava por cima do palco. Os técnicos prepararam tudo,mas Jobs achava que a iluminação não estava fazendo justiça às máquinas translúcidas. Os iMacs tinham uma boa aparência no palco, mas perdiam a presença na tela de projeção. Jobs queria que as luzes fossem mais fortes e que fossem ligadas mais cedo. Ele diz ao produtor que tente outra vez. Falando em seu headset, o produtor passa as instruções à equipe dos bastidores. Os iMacs deslizam para trás da cortina e, quando é dado o sinal, deslizam novamente para fora.

Mas a iluminação ainda não está certa. Jobs vem correndo até a metade do corredor e desaba em uma cadeira, pendurando as pernas nas costas da cadeira em frente. “Vamos continuar fazendo até ficar bom, o.k.?”, determina ele.

Os iMacs deslizam de novo para trás da cortina e saem novamente, mas ainda não está certo.

“Não, não”, diz ele, balançando a cabeça. “Não está nada bom.” Eles fazem de novo. Desta vez as luzes estão suficientemente fortes, mas são ligadas muito tarde. Jobs está começando a perder a paciência. “Já estou ficando cheio desta história”, rosna ele.

A equipe repete tudo pela quarta vez e finalmente a iluminação fica ótima. As máquinas cintilam no imenso telão. Jobs fica encantado. “Ah! Agora sim! Está ótimo!”, grita ele. “Está perfeito! Uau!”

Talves, você ache loucura, uma pessoa ficar horas e horas tentando acertar a iluminação de seu produto, mas Steve Jobs (considerado por muitos como louco) teve seu esforço recompensado ao investir em tempo e paciência com o objetivo de valorizar o cliente por este pequeno detalhe, e assim deslanchar com a venda dos imacs.

E você, o que tem feito para encantar o dono de seu negócio?

Fonte da Imagem: http://www.portalinfosite.com/?p=1790

 
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Sobre Rômulo Sousa

Acadêmico de administração, estudante do mundo do empreendedorismo digital em fase de planejamento da sua empresa.

Publicado em maio 31, 2011, em Empresas. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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