As 22 Leis do Marketing

Li recentemente o ótimo livro de Ries e Troute “As 22 consagradas Leis do Marketing” e pelo seu importante conteúdo, decidi fazer aqui um pequeno resumo das 22 leis, começando hoje a partir da primeira:

 A lei da Liderança

 Nesta primeira lei, os autores deixam claro; que para a empresa conseguir sucesso é necessário que ela crie uma categoria ou nicho em que possa ser a primeira, algo que segundo os autores, vale muito mais do que ser o melhor, pois quando se consegue entrar primeiro na mente do cliente, é muito mais difícil faze-la mudar para outro produto mesmo que este seja superior.

Para comprovar sua tese, os autores dão exemplos claro de marcas dominantes que conseguiram essa vantagem por serem as primeiras, como é o caso da Coca- Cola, pioneira no setor de refrigerantes, HP primeira em oferecer impressora a laser de mesa e a Gillette como a primeira em aparelhos de barbear.

Uma outra grande vantagem da empresa ser a primeira é ver seu nome se tornar genérico, por exemplo, eu em diversos casos vi pessoas pedindo uma xérox e não fotocópia, um bombril em vez de esponja de aço, ou uma fita Durex em vez de fita adesiva.

Sem dúvida nenhuma, a empresa que se torna a primeira em seu setor e consequentemente a primeira a conquistar espaço na mente do consumidor, tem um largo caminho para construir suas estratégias enquanto não aparece concorrentes, e quando estes aparecerem já estará pronta para inovar, o caso mais recente é o site de compras coletivas peixe urbano, o primeiro site de destaque do gênero no Brasil, mesmo aparecendo outros concorrentes depois dele, ainda assim este é considerado por muitos consumidores como o melhor, sempre inovando em suas estratégias e se destacando dentre os outros sites, aliás no meio tecnológico temos várias empresas que se tornaram lideres em sua categoria e até hoje se encontram em destaque no seu setor, é o caso da IBM em Hardware, Microsoft em Softwares, Google na internet e Facebookem Redes Sociais.

Mas então, o que acontece se você não é o primeiro em sua categoria ou nicho? Irei dar a resposta no próximo post sobre a série, mas por enquanto deixe aqui sua opinião: Ser primeiro é realmente importante como defende os autores?

FONTE DA IMAGEM: Google Imagem

Anúncios

Sobre Rômulo Sousa

Acadêmico de administração, estudante do mundo do empreendedorismo digital em fase de planejamento da sua empresa.

Publicado em junho 8, 2011, em Marketing. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: