Formatando o modelo de negócio de sua Startup!

Acredito que uma das partes mais difíceis do planejamento de uma startup, é a definição exata do modelo de negócio e de como a empresa irá atuar. Aliás acho que essa dificuldade de moldar no ponto certo um negócio não se cabe apenas aos empreendedores digitais mas ao qualquer tipo de empreendimento.
No meu caso por exemplo, que me encontro na fase de planejamento da minha empresa, até chegar no formato ideal de negócio, a idéia passou por diversas mudanças, é um tira-coloca que fiquei até perdido em alguns momentos, no inicio eu tinha dificuldades até em expressar o que era a minha idéia, hoje já consigo expor meu projeto de forma clara,madura e principalmente, em poucos minutos.
Acredito que esta parte é uma das mais importantes pois quando a empresa já esta em execução, se torna difícil moldá-la, então aproveite que a sua idéia está ainda só no papel e trate de rabiscar o máximo possível até chegar a um modelo de negócio que atenda as necessidades de seu publico alvo.
Deixo aqui algumas dicas que ajudaram bastante na formatação da minha idéia:

Converse com possíveis compradores de seu produto ou serviço, veja como eles se comportam quando você expõe sua idéia.

Se possível converse com pessoas ligadas ao ensino do empreendedorismo, no meu caso, conversei com meu professor da faculdade e através de um feedback dele, minha idéia foi se tornando mais madura e clara. Neste ponto esteja preparado para ouvir críticas que venha fazer seu projeto crescer e ganhar forma.

Leia tudo o que estiver relacionado a sua área e esteja atento as tendências de seu setor.

Participe de fóruns e comunidades de empreendedores, este é um campo fértil para discussões de diversos assuntos que podem lhe ajudar, no meu caso, cito a rede social exame pme, que inclusive com a ajuda de alguns membros, me ajudou a formatar a idéia inicial deste blog.

Sobre Rômulo Sousa

Acadêmico de administração, estudante do mundo do empreendedorismo digital em fase de planejamento da sua empresa.

Publicado em junho 17, 2011, em Startup. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

