O melhor serviço é o ‘não serviço’ ao cliente

Estive esses dias para trás dando uma olhada em algumas revistas antigas sobre negócios que tenho e me deparei com esta frase na edição de setembro de 2008 da  revista Época Negócios.

Realmente é uma matéria antiga, mas achei interessante e resolvi postar aqui.

O artigo fala de Bill Price ex diretor da Amazon, que revolucionou o setor de serviços da empresa ao diminuir o contato dos clientes com a organização, um fato interessante que ele disse é que as pessoas não querem ter um relacionamento com sua empresa, querem apenas ter uma boa experiência com o produto que você vende.

Apesar de eu não concordar muito na questão do cliente não querer se relacionar com a empresa (afinal de contas em plena era das redes sociais, o relacionamento da empresa com o cliente vem sendo o fator primordial de sucesso de muitas organizações, além disso quando falamos em relacionamento isso não se aplica apenas em casos de reclamações), sua filosofia ajudou a Amazon a reduzir custos e exibir elevados níveis de satisfação do consumidor.

Segundo ele, existe 7 mandamentos que o nortearam a alcançar estes resultados positivos, segue a lista abaixo:

 1: Elimine contatos idiotas. Não ofereça opções de atendimento desnecessárias. Não pendure o cliente ao telefone.

 2: Crie mecanismos de auto-atendimento. Use de forma efetiva a internet, os quiosques e as mensagens de SMS

 3: Seja proativo. Alerte os clientes sobre eventuais problemas. Não espere o contato deles.

 4: Facilite o contato com a empresa. O cliente tem de saber como acha-lo facilmente.

 5: Compartilhe a filosofia do bom atendimento. Todos na empresa devem participar da melhoria dos serviços.

 6: Ouça e aja. Aproveite as informações dos clientes para melhorar os produtos ou serviços.

 7: Seja rápido e assertivo. Se o cliente ligou é porque precisa de algo que não foi resolvido antes.

FONTE DA IMAGEM: Google Imagem

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Sobre Rômulo Sousa

Acadêmico de administração, estudante do mundo do empreendedorismo digital em fase de planejamento da sua empresa.

Publicado em junho 20, 2011, em Empresas. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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