A realidade de se buscar apoio de um anjo

Recebi recentemente um comentário do leitor Renato Caillaux pela rede exame pme, no qual o mesmo deu seu parecer sobre o perfil do investidor anjo, é interessante destacar, que o Renato já participou de diversos eventos sobre empreendedorismo, inclusive apresentou seu projeto no seminário internacional de empreendedorismo em 2010, do qual não recebeu nenhuma ligação mesmo tendo apresentado para vários investidores, ainda assim Renato foi persistente e o projeto será lançado em 30 dias. Pequeno investimento e perspectiva de crescimento astronômica.

Segue abaixo suas considerações, que diga-se de passagem, são muito boas e acredito que convêm com a realidade brasileira:

 • Existe muito dinheiro no mercado, mas os investidores são na verdade bem pouco empreendedores, faze-los tirar a grana do banco é muito, mas muito difícil mesmo. E, quando resolvem tirar, é uma fração do que o empreendimento promete.

 • Não basta ser um negócio, inovador e com boa perspectiva de crescimento…tem que ser um negócio com investimento muito baixo e com retorno estratosférico. Isso acaba criando um filtro natural para negócios direcionados ao TI, que seguem este conceito.

 • Projetos de ‘tijolo’ dificilmente encontram um investidor realmente empreendedor, capaz de te ajudar a alavancar seu projeto, na idealização e governança dele.

 • Já estive em contato com alguns investidores e fiquei impressionado com alguns investimentos que viraram simplesmente nada, depois do aporte… E aí, onde está a qualidade e competência de avaliação da banca? Sei que acertar sempre é utópico, mas te confesso que, com o que vi, não foi difícil enxergar que não daria em nada.

 • Eu tenho alguns projetos já escritos e com análise de viabilidade, algumas idéias realmente inovadoras, mas não encontrei ainda um investidor em sinergia com os meus projetos.

 —————-

E você? Já conseguiu apoio de algum anjo? Conte para gente a sua experiência

Anúncios

Sobre Rômulo Sousa

Acadêmico de administração, estudante do mundo do empreendedorismo digital em fase de planejamento da sua empresa.

Publicado em junho 21, 2011, em Startup. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: