Qual o diferencial de sua startup?

Todo o empreendedor em fase de planejamento de sua startup deve ter a resposta para a pergunta do titulo, aliás por estar ligado a um setor onde tudo corre muito rápido e as mudanças são quase que diárias, é obrigatório saber qual o diferencial de seu projeto.

É importante observar que, quando me refiro a diferenciação não precisa ser algo totalmente novo, você pode muito bem buscar se diferenciar melhorando algo que já existe, o empreendemia está inserido em um setor que é dominado por grandes empresas como o facebook, mesmo assim a rede social brasileira conseguiu seu diferencial ao criar uma comunidade voltada totalmente para empreendedores brasileiros, ou seja, eles criaram um novo nicho dentro de outro, me atrevo até a afirmar que praticaram a segunda lei de marketing exposta por Ries e Trout no livro as 22 leis de marketing “Criar uma categoria dentro de outra já existente”.

Ter um diferencial é algo que te norteará na elaboração de futuras estratégias para a sua empresa, além disso, pense comigo, do que resolve você entrar em um setor onde já existe empresas consolidadas, fazendo a mesma coisa que elas fazem?

Procure inovar naquilo que irá ofertar ao mercado, se não poder se diferenciar por meio do produto, busque isso no atendimento ao cliente, na agregação de serviços ou nas condições de pagamento, grandes exemplos não faltam, a Dell conseguiu ser o que é hoje graças a sua estratégia de venda pessoal, já a Coca Cola é líder no mercado de bebidas porque além de ser a primeira a entrar neste setor, é também uma empresa que constantemente busca seu diferencial na diversificação de suas bebidas e em seus planos de marketing. Apesar de focarmos em empresas de internet quando falamos em inovação podemos muito bem aprender com outras organizações dos mais diversos setores.

Fique ligado, não entre no mercado sem antes ter um diferencial, algo que lhe dê destaque frente aos concorrentes e que chame a atenção de seu público-alvo.

Sobre Rômulo Sousa

Acadêmico de administração, estudante do mundo do empreendedorismo digital em fase de planejamento da sua empresa.

Publicado em julho 6, 2011, em Estratégia, Startup. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário