Fontes de idéias = Novos produtos

Todo empreendedor em fase de elaboração de seu modelo de negócio, deve ter em mente as necessidades que seu produto ou serviço pretende satisfazer das pessoas.

Acontece que até chegar nesta resposta o empreendedor tem um grande caminho pela frente, são horas e horas que devem ser gastas para gerar idéias que possam chegar ao modelo exato de produto que você pretende oferecer ao mercado.

Desta perspectiva de criar algo que seja aceitável, parte-se primeiramente de uma etapa importante do processo, a geração de idéias.

A questão é: De que forma consigo ter idéias a fim de criar um produto/serviço novo?

Felizmente hoje, podemos responder a esta pergunta recorrendo a diversas fontes que podem nos auxiliar nesta etapa, que exige mais criatividade e pesquisa:

 Futuros concorrentes: Acredito que muitos produtos foram desenvolvidos e aceitados com sucesso, porque seus criadores detectaram que as empresas já existentes não estavam satisfazendo as necessidades das pessoas, deixando brechas para que houvesse novos entrantes.

Além disso, observando os produtos já existentes você consegue ter uma idéia de como seu produto deve ser exposto e o que pode ou não ser aplicado a ele, lembre-se: até o dia em que você não vender seu produto, ele ainda esta perfeito sem nenhum erro ou falha, aproveite esta vantagem para criá-lo, compará-lo e modificá-lo com os modelos já existentes.

 Clientes: Uma das mais preciosas fontes de geração de idéias, o Google sabe muito bem usar esta fonte, o que no inicio era apenas um site de buscas, hoje já dispõe de diversos aplicativos (Googlo doc, G-mail, Google Analytic…) que foram originalmente criados através de pesquisas e debates com seus usuários, o mais novo produto da empresa o Google +, por exemplo está em fase de teste tendo como sua principal ferramenta de melhorias as opiniões das pessoas.

 Internet: Sites, Blogs, Redes Sociais (Orkut, Youtube, Twitter…) dentre outros, são também uma rica fonte de obtenção de novas idéias, aliás diversas empresas criam fóruns e comunidades para discutirem sugestões com pessoas das mais distintas localidades, com isso tem-se a chance de obter um feedback amplo e variado permitindo analisar todas as informações geradas e chegar a uma idéia X para um produto ou serviço que possa abranger uma grande quantidade de usuários.

 Seminários e Palestras: Diversas idéias são concebidas em eventos onde você tem a oportunidade de ouvir pessoas expondo sua história, seu conhecimento e vivência em um determinado assunto, eu por exemplo estou em fase de criação de minha Startup que nasceu praticamente depois de eu ter assistido uma palestra de um empreendedor que falava da vontade que tinha em vender seus produtos na internet mas que não possuía recursos para tal feito, já Mark Zuckerberg decidiu se dedicar 100% ao Facebook após ter assistido uma palestra de Bill Gates em Harvard.

É claro que podemos muito bem conseguir ter idéias por outras fontes, mas estás são as principais.

Experimente, passe um dia observando seus concorrentes ou então entrevistando seus futuros clientes e com certeza terá uma boa quantidade de informações que poderá resultar em um novo produto de sucesso.

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Sobre Rômulo Sousa

Acadêmico de administração, estudante do mundo do empreendedorismo digital em fase de planejamento da sua empresa.

Publicado em julho 12, 2011, em Empreendedorismo Digital, Estratégia, Startup. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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