Entrevista: Bernardo Pina do Blog Produzindo.net

Temos a honra de postar aqui nossa primeira entrevista e inaugurando esta sessão conversamos com Bernardo Pina do blog produzindo.net e Blogarte, sendo o produzindo.net ganhador do prêmio blog books 2010 na categoria comunicação e negócios.

Além de blogueiro, Bernardo é consultor de tecnologia da informação e comunicação digital, é também empreendedor comandando a agência de comunicação PIBIT.

Como nasceu a idéia do blog Produzindo.net? Quais os resultados alcançados com este projeto?

O Produzindo.net nasceu da vontade que eu tinha em aprender mais sobre desenvolvimento profissional (posteriormente também sobre desenvolvimento pessoal). Na época, encontrei na criação de um blog, uma ótima ferramenta para me obrigar a estudar mais sobre o assunto, pois precisava pesquisar sobre diversos temas para poder criar novos textos e para responder aos mais diversos questionamentos.

Hoje, tenho um prazer enorme em ver a quantidade de pessoas que conseguimos ajudar com os mais variados temas que já foram abordados. Recebemos agradecimentos e elogios diariamente, e isso não tem preço.

Além do Produzindo.net, quais os outros projetos que você desenvolve focando a web?

O Produzindo.net é a minha menina dos olhos de ouro. Esse blog é como um filho para mim, pois o retorno emocional que ele me dá, como eu já disse acima, é muito grande. Também desenvolvo um trabalho de orientação estratégica para blogs e sites no Blogarte (http://www.blogarte.com.br/) juntamente com o Gustavo Periard, do blog Sobre Administração (http://www.sobreadministracao.com/

Esse último trabalho também tem sido muito gratificante, pois as informações sobre como obter sucesso na internet ainda são muito esparsas. Os poucos lugares que disponibilizam informações do tipo (em português) muitas vezes são apenas traduções de textos de blogs internacionais sobre o assunto, faltando muito as informações sobre a aplicabilidade de várias técnicas no mercado brasileiro.

Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou e ainda enfrenta ao lidar com empresas e projetos de internet?

A maior dificuldade que sempre enfrentei ao orientar e produzir projetos de internet é vencer o medo que muitos clientes tem de comprar produtos e serviços na internet. Ainda há o medo de disponibilizar informações confidenciais (tal como número de documentos e de cartões de crédito), pois ainda acha-se que os sites podem ser fonte de golpes.

 Apesar de achar válida a preocupação, acredito que haja uma certa falta de conhecimento sobre o assunto e é por isso que geralmente realizo um trabalho de conscientização dos clientes sobre compras online. Até hoje, apesar da dificuldade, tem dado certo.

Como você vê o cenário para as Startups brasileiras, principalmente as de internet?

Nosso mercado é um mercado emergente, com muito dinheiro disponível, o que tem atraído muito os investidores. Por causa disso, vejo um cenário extremamente favorável, onde várias empresas estrangeiras de capital de risco que estão de olho nas startups do Brasil, dispostas a investir em novas idéias.

Essa é a hora!

 

Quais o perfil certo para aqueles que desejam empreender na internet?

Não vejo muita diferença de perfil para um empreendedor focado em internet e um empreendedor que não tem esse foco. O perfil geralmente é o mesmo: tem que estar disposto a perder horas de sono preciosas pensando em como fazer sua idéia realmente atender às necessidades de seu cliente.

Ainda assim, empreendedores de internet, em específico, se beneficiam muito quando possuem conhecimento técnico para desenvolver sistemas. Podemos tomar vários exemplos de empreendimentos que foram começados a partir de uma idéia que um programador teve e colocou a mão na massa (ele mesmo) para fazer a idéia sair do papel, tal como o pessoal da Boo-Box (boo-box.com) e Empreendemia (www.empreendemia.com.br). Essa, com certeza, é uma grande vantagem para quem quer empreender na internet.

Deixe um recado para aquelas pessoas que estão empreendendo pela primeira vez e formatando modelos de negócios para suas Startups?

A principal dica que eu deixo para os novos empreendedores é que busquem sempre a atender uma (ou várias) necessidade de seus clientes, sempre da melhor forma possível. É para isso que as empresas existem, e se esse requisito básico não for atendido, dificilmente uma empresa sobreviverá por muito tempo.

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Sobre Rômulo Sousa

Acadêmico de administração, estudante do mundo do empreendedorismo digital em fase de planejamento da sua empresa.

Publicado em julho 15, 2011, em Empreendedorismo Digital, Entrevista, Startup. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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