Se Achar que Precisa Voltar, Volte

Esta frase por mais simples que possa parecer possui muita sabedoria e pode ser aplicado principalmente para nós empreendedores.

Fernando Pessoa quando disse isso, com certeza estava em um daqueles momentos de reflexão profunda e nós agradecemos por isso.

A trajetória de um empreendedor não é fácil, mesmo aquelas histórias regadas de romantismo como as de Steve Jobs, Bill Gates, Bill Hewllet e David Packard, quando conhecidas em seus detalhes, são cheias de percalços e momentos difíceis.

O empreendedor em si, deve ser alguém persistente que não desiste logo nas primeiras dificuldades, deve ser alguém que vendo a sua empresa não dando o resultado esperado tenha a humildade para começar novamente e se preciso, voltar para a etapa inicial fazendo mudanças e adaptações para que sua empresa continue, aliás uma das palavras chaves do empreendedor é flexibilidade, lembre-se, um plano de negócios, uma estratégia, até mesmo um produto ou serviço nunca é algo imutável, em diversas ocasiões você vai ser obrigado a mudar seus processos, a fazer adaptações e a corrigir falhas.

Caso passe por algum problema em sua jornada empreendedora (e pode ter certeza, você vai passar) não tenha medo de voltar, corrige o que tem que ser corrigido e continue, o que não pode é desistir, acredite, muitos empreendedores hoje possuem empresas de sucesso porque não desistiram de seus sonhos e projetos mesmo quando tudo parecia acabado.

Como complemento, sugiro que você assista esta apresentação de Ligia Amadio no TEDxUSP , ao meu ver, é uma das melhores palestras e reflete bem a questão da coragem em mudar e humildade para recomeçar.

Anúncios

Sobre Rômulo Sousa

Acadêmico de administração, estudante do mundo do empreendedorismo digital em fase de planejamento da sua empresa.

Publicado em julho 26, 2011, em Empreendedorismo Digital. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: