Social-Commerce: Um conceito a ser praticado

Fazer negócios na internet (seja vender ou comprar) nunca se tornou tão dinâmico, ágil e participativo como agora, o que antes era visto como algo chato, hoje com a popularização principalmente das mídias sócias chegou a ser até divertido, podemos traduzir isto em um conceito que vem ganhando cada vez mais espaço na web, o social-commerce, onde as pessoas através do twiiter, facebook, Orkut, youtube, blogs (apenas para sintar os principais) vivem em interação praticamente 24 horas por dia.

A questão principal aqui é: Você empreendedor está sabendo tirar proveito desta oportunidade? Gosto de dar exemplos práticos para comprovar que o que digo tem um fundamento lógico, vamos começar pela Wine, ela foi a primeira no segmento de vinhos no mundo a ter sua própria loja dentro do Facebook!, conta com diversas opções de vinhos, alcançando um grande número de possíveis compradores (para ser mais exato, 6.157 pessoas apenas no Facebook).

 Já, o site administradores.com.br, além de ter sua própria loja dentro do Facebook, utiliza a rede também para interagir com seus leitores por meio de fotos, promoções e discussões. Há um detalhe, 41,506 pessoas curtem a página do site na rede social.

Isso que chamo de interação…

Existe outras empresas, que preferem criar suas próprias redes sociais para interagir com seus clientes, é o caso da revista Exame PME com a criação de sua própria rede social voltada para pequenos e médios empreendedores.

Já a loja de acessórios femininos Alice Disse, tem buscado seu diferencial focando-se na interação com seus consumidores via twiiter, onde aliás há exatamente 25.518 seguidores (seguidoras) ansiosos pelos twittes bem descontraídos e informais da empreendedora Mirna Ferraz, uma das sócias da empresa.

Aliás uma coisa bacana da Alice Disse é que seus tweets não são apenas de propagandas de seus produtos, a empreendedora fala de diversos assuntos que vão desde fazer brigadeiros a cuidar de animais de estimação, uma verdadeira interação com seu publico-alvo não é mesmo?

Como você pode ver, o social-commerce é basicamente a interação entre pessoas seja elas consumidores com consumidores ou consumidores com empresas (pessoas), enfim tudo se resume em interação social.

Por isto mesmo, o empreendedor deve estar atento ainda mais na sua  atuação de mercado, pois como a interação ficou muito mais fácil, da mesma forma se facilitou também a possibilidade dos consumidores exporem suas queixas na internet, e acredite é algo que você não vai querer, veja este caso da Brastemp:

Outro caso bem emblemático foi vivenciado por uma consumidora que se sentiu prejudicada após ter comprado créditos para o jogo colheita feliz do Orkut, clique aqui para assistir.

O empreendedor deve entrar em contato com essas duas situações para perceber que o social commerce tem muitas vantagens a oferecer para sua empresa, mas deve ser uma estratégia levada a sério que foque na satisfação do consumidor, seja na resolução rápida de um problema como na venda de um produto ou serviço de qualidade.

E você o que acha de aplicar o social commerce ao seu empreendimento? Deixe sua opinião na nossa caixa de comentários.

Anúncios

Sobre Rômulo Sousa

Acadêmico de administração, estudante do mundo do empreendedorismo digital em fase de planejamento da sua empresa.

Publicado em agosto 1, 2011, em Empreendedorismo Digital, Empresas, Estratégia, Marketing, Startup. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Excelentes exemplos.

    É justamente de olho neste movimento que criamos algo para Mobile também.

    A premissa básica é a seguinte: você acredita numa oferta de R$ 500,00 por R$ 150,00? Nós também não. Então a idéia é usar o Wesave para que as pessoas possam indicar as melhores ofertas. O bacana é que toda vez que alguém compra algo que você indicou você recebe uma mensagem e ganha pontos para desenvolver seu perfil de usuário.

    Tem mais informações sobre o Wesave aqui:
    http://www.wesaveapp.com/pt

    Clicando em Press Release é possível compreender melhor os principais conceitos do aplicativo.

    Enfim, só estou comentando aqui porque acho que o Wesave tem tudo a ver com o conteúdo do post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: