Dica para sua Startup: Conhecendo a Computação em nuvem

O nosso principal lema aqui no Vale Empreender, é apresentar para nossos leitores diversas ferramentas e conceitos que lhes auxiliem no desenvolvimento e administração de suas Startups, pensando justamente nisso que hoje irei falar aqui sobre computação em nuvem, um conceito que em si não é novo mas só recentemente vem ganhando atenção por parte de empresas e empreendedores.

O que é computação em nuvem

 Basicamente computação em nuvem (Cloud Computing no inglês) se refere a qualquer aplicação ou arquivo que está lançado diretamente na internet não sendo necessário fazer instalação em um computador.

Assim é possível acessar um determinado aplicativo de qualquer lugar e a hora que desejar, ter a facilidade de poder encontrar o dado que precisa em um único meio no caso a internet e poder acessá-lo de forma imediata, seja através de um computador como por um celular, além disso, a flexibilidade que a computação em nuvem traz também é enorme, principalmente para empresas que trabalham com equipes espalhadas em diversas localidades e que precisam diariamente trocarem informações e dados entre elas.

Até mesmo os computadores sofrerão uma queda em seus preços, já que a maioria dos programas estará disponibilizado na internet exigido assim uma capacidade menor da máquina e ainda reduzindo sua configuração.

 A computação em nuvem e sua divisão

É importante destacar que a computação em nuvem é dividida em quatro tipos, a saber: IaaS, PaaS, DaaS, SaaS, CaaS, cada uma dessas modalidades contemplam uma área distinta, como Infra-Estrutura, Desenvolvimento, Comunicação, Plataforma e Software .

SaaS

Dentro destes 4 tipos, vou me ater a falar do principal em termos de importância para nós, o SaaS (Software como serviço).

Se encaixa neste conceito, diversos sites que disponibilizam programas via internet, sem precisar de fazer instalação em uma máquina, estes programas podem ser gratuitos ou pagos, cobrando na maioria dos casos apenas um valor que varia de acordo com o período em que é usado, assim em vez de você ter que comprar um software você vai apenas pagar pelo seu uso.

Startups que adotam softaware SaaS acabam tendo uma redução de custos de instalação e manutenção de softwares e hardwares, consequentemente o empreendedor ganha também mais tempo para se dedicar a atividade principal de seu negócio.

 Mas perae, então o SaaS acaba sendo a mesma coisa que computação em nuvem?

Não, o SaaS, como falei é apenas uma das modalidades ou uma das variações existentes, o conceito da computação em nuvem é algo muito mais abrangente envolvendo outros campos que como foi colocado aqui, vão desde infra-estrutura até desenvolvimento, comunicação e plataforma.

 Vamos a alguns exemplos de uso do SaaS:

  Google: Um dos maiores exemplos de empresa que utiliza o SaaS, com uma simples conta no site, é possível usarmos o G-mail, Google Doc e Google Talk.

 Música:Na industria da música, o SaaS é utilizado muitas vezes sem perceber, é o que acontece no caso de muitas bandas novas que em vez de venderem suas Cds e DVDs, disponibilizam suas músicas de graça na internet para popularizar seu trabalho dando a opção para as pessoas fazerem o dowload ou simplesmente acessarem o site e escutar.

 Conversores de PDF: Um dos programas que eu particularmente gosto muito de usar é o Free PDF Convert que me permite converter meus arquivos do Word em PDF pela internet.

 Mapas Mentais: Se você é uma pessoa que gosta de organizar seus pensamentos em mapas mentais antes de criar um documento, um artigo ou projeto, pode utilizar o blubbl.us, um software disponibilizado gratuitamente na internet que lhe permite criar mapas mentais de maneira rápida e ágil.

Planejamento Financeiro: O Organizze é um planejador financeiro totalmente online, que lhe ajuda a controlar suas finanças e estipular metas tanto na vida pessoal como na vida profissional. Aliás é bom ressaltar que esta Startup foi escolhida como uma das 10 melhores startups brasileiras de 2010. Vale a pena conferir, eles disponibilizam uma versão grátis.

 Enxergando oportunidades…

Acredito que a computação em nuvem é um conceito que veio para ficar, assim, este é o momento para o empreendedor (principalmente aqueles que estão no comando de Startups) pararem um pouco e refletirem sobre os benefícios que este novo conceito pode trazer para o seu negócio.

Lembre-se “Pequenas oportunidades podem ser o começo de grandes oportunidades.” Demóstenes.

Anúncios

Sobre Rômulo Sousa

Acadêmico de administração, estudante do mundo do empreendedorismo digital em fase de planejamento da sua empresa.

Publicado em agosto 12, 2011, em Empreendedorismo Digital, Empresas, Estratégia, Startup. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: