Entrevista com Leandro Lemes, Idealizador do TEDxGoiânia

Nós do Blog Vale Empreender, valorizamos muito aquelas pessoas que executam idéias que podem mudar o mundo e que ainda inspire os outros a darem o melhor de si.

Acredito que todo empreendedor deve ter como objetivo principal atingir estes dois tópicos, pois ajudando o mundo e assim as pessoas que fazem parte dele o lucro será apenas uma conseqüência.

É justamente neste conceito de fazer o bem e a mudar as coisas, que hoje apresentamos uma entrevista bem bacana com Leandro Lemes, formado em Ciência da Computação pela PUC-GO, idealizou e coordenou o TEDx Goiânia, um evento independente do já consagrado TED (Um dos maiores eventos mundiais onde pesquisadores, cientistas, artistas, empreendedores dentre outros tem a oportunidade de expor suas idéias e experiências com o publico,para se ter uma idéia, grandes personalidades já falaram no TED como Bono Vox do U2 e Bill Gates da Microsoft) que se realizou no dia 20 de Agosto – Sábado na cidade de Goiânia – Goiás.

Aqui ele fala um pouco sobre o evento, e o que aprendeu organizando um projeto de grande porte.

Vale Empreender: Para começar, nos conta como conheceu o TED, e como surgiu a idéia de trazer um evento deste porte para Goiânia, aliás o primeiro evento da região centro – oeste.

Leandro Lemes: Antes de iniciar gostaria de citar uma frase do Martin Luther King “O que me preocupa não é o grito dos maus. É o silêncio dos bons.

Estava passando por alguns momentos difíceis e de conflito, basicamente eu estava começando a não acreditar mais nas pessoas. No entanto quando me deparei com esta frase, passei a refletir e a procurar alguma maneira de encontrar e ao mesmo tempo ajudar pessoas de bem, que queriam algo melhor para suas vidas.

Na internet mesmo encontrei um vídeo do Maurício Curi (Educartis e Curador TEDxVilaMada) e a partir daí entrei em contato com o TED e logo depois o projeto do TEDx, foi a partir deste ponto que nasceu o sonho de realizar o TEDxGoiânia.

VE: Como foi o processo de planejamento e idealização do TEDxGoiânia? Houve muitas dificuldades para a idéia sair do papel?

Leandro Lemes: Essa foi a grande questão, no ano de 2010 solicitei a licença junto ao TED para realizar o TEDxGoiânia, depois procurei todas as ajudas possíveis pela internet e fora dela, neste instante o on se tornou off. Lembrando que  eu não conhecia ninguém da organização (Taciano, Ygor, Tiago, André, Leonardo, Flávia, Sam e José Geraldo), com o TEDx,  eu tive a honra de conhecer estas pessoas incríveis.

Creio que dificuldades existem em tudo que formos realizar, o que manda mesmo é ser perseverante, por exemplo: no primeiro momento quando não se conhece o TEDx e o que ele pode gerar para a sociedade, muitos fecham as portas e desistem de executá-lo, mas isso é normal.

VE:Podemos observar que os palestrantes eram bem diversificados com formações distintas. De que forma vocês fizeram a seleção destes palestrantes?

Leandro Lemes: Primeiro definimos o Tema “O que queremos para futuro? Depois nós da organização fizemos um levantamento de pessoas que estão fazendo belos trabalhos interessantes em Goiânia e que mereciam ser espalhados. Assim surgiu os 31 belos palestrantes, sei que existem grandes pessoas que mereciam estar falando no TEDxGoiânia mas como este foi o primeiro, acredito que surgirão várias oportunidades para estas pessoas nos demais TEDx.

VE: O tema do TEDx Goiânia é “O que queremos para o futuro?”, fale um pouco mais sobre esta temática.

Leandro Lemes: O TEDxGoiânia pretende ser uma plataforma de conexão que busca trazer projetos e pessoas que contribuam para a criação de uma Goiânia melhor. Mais do que discutir e debater, queremos compartilhar e agir. Como aproveitar as oportunidades para criar uma sociedade mais justa e dinâmica? Como desenvolver uma economia voltada para o conhecimento sem perder a identidade goiana e a sua vocação para cidade cosmopolita? Como fazer com que os cidadãos se interessem e se envolvam mais com as políticas públicas? Como estabelecer uma convivência harmônica com a natureza exuberante com foco no desenvolvimento sustentável? Saúde, transportes, educação, cultura, artes, design, ciência, tecnologia e sustentabilidade. O TEDxGoiânia pretende ser mais do que um evento que irá debater sobre estes desafios.

VE: Nos eventos do TED, são os organizadores que escolhem as pessoas que irão assistir as palestras, no caso do TEDx Goiânia, como se deu a seleção do publico? Quais os fatores que vocês usaram para escolher as pessoas?

Leandro Lemes: Primeiramente o TED limita a quantidade de participantes(ouvintes) , no nosso caso  houve centenas de inscrições para este evento,assim para nós ajudar, contamos na organização com um psicólogo que utilizou métodos para definir as pessoas que entrariam no perfil TEDx.

 VE: Uma grande equipe esteve junto com você na organização e implementação do evento, a pergunta neste caso então é: Uma equipe que compartilhe dos mesmos sonhos e objetivos de um lider é essencial para o sucesso de um evento, projeto ou até mesmo de uma empresa?

Leandro Lemes: Posso dizer que fomos 9 lideres, 9 sonhos, todos em comum com o mesmo objetivo de fazer o melhor que poderíamos. Creio que a humildade e perseverança são essenciais.

 VE: Quais os resultados alcançados com a realização do TEDx Goiânia?

Leandro Lemes: Acredito que atingimos os corações das pessoas. E a partir deste momento tudo muda!

VE: Agora que este foi executado, quando será o próximo?

Leandro Lemes: Goiânia entrará de vez no ciclo do TEDx, teremos o TEDxPUCGoiás, TEDxUFG, TEDxAVCoraCoralina, e o ano que vem teremos o novamente o TEDxGoiânia.

VE: Para finalizar, que conselhos que você dá para aquelas pessoas que queiram mudar o mundo com suas idéias, sonhos e projetos?

Leandro Lemes: Acredite, coloque metas, não tenha medo e persevere pois você tem todas as condições de conseguir!

Anúncios

Sobre Rômulo Sousa

Acadêmico de administração, estudante do mundo do empreendedorismo digital em fase de planejamento da sua empresa.

Publicado em agosto 30, 2011, em Entrevista. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: