TEDx PUC Goiás

Como todos aqui no blog, devem saber, sou um grande intusista das práticas de disseminação de conhecimento, acredito que esta é uma das melhores formas de preparmos mais pessoas para realmente causarem boas mudanças no mundo.

E por isso mesmo, sou um fã assumido dos eventos Tedx já consagradas aqui no Brasil. Realizamos uma entrevista com Leandro Lemes do Tedx Goiânia, a qual você pode conferir .

No entanto, hoje quero trazer para vocês minhas considerações sobre o Tedx PUC Goias, minha primeira participação real em um evento deste porte.

Estarei comentando sobre 3 palestras em especial que me chamou muito a atenção, no entanto, todas foram muito boas e apesar do pouco tempo, estavam carregadas de conhecimento.

TRANSFORMANDO IDÉIAS EM PRÁTICAS

Antes do começo das palestras parei para refletir sobre esse tema, e vi o qual profunda ele é, pense bem, em toda nossa vida, temos que expor para o mundo aquilo que sabemos interiormente, aliás de nada adianta eu saber algo mas não aplica-lo, não saber executar na prática, é como andar de bicicleta, você pode ficar 1 ano lendo e estudando tudo sobre “Como andar de Bicicleta” em livros e artigos, mas o dia que realmente você der suas primeiras pedaladas (e tombos) isso irá valer muito mais.

E o que dizer então, de gente, que pega uma idéia de um contexto e a transporta para outro contexto completamente diferente? Twitter, Facebook, e tantas outras redes sociais são usadas por nós como ferramentas de lazer e entretenimento, onde postamos, fotos, vídeos e comentários de nosso cotidiano.

No entanto, o prefeito de Goiânia, Paulo Siqueira Garcia vê estas redes e tantas outras como fator de transformação social e por assim mesmo, deve ser algo voltado para o serviço publico.

Pelo seu twitter, (a qual ele mesmo acessa e responde) tem acesso direto a mais de 7.000 “consultores” que lhe envia por meio de mensagens e aplicativos de fotos, sugestões e criticas sobre falhas e problemas que pode estar ocorrendo na cidade.

CONHECIMENTO COMO FORMA DE VIDA

Mauricio Curi foi um dos palestrantes a qual mais gostei, tanto pela sua facilidade em se expressar, como pela forma a qual dirigiu o assunto, por meio de exemplos reais que aconteceu com ele envolvendo a todos nós, no entanto, destaco aqui 2 frases que ele disse e que considerei o ponto chave da fala dele:

1.      O ensino não pode estar desconectado da realidade; o aprendizado deve estar relacionado com aquilo que se vive.

Concordo plenamente, devemos executar na prática aquilo que aprendemos na teoria, além de assimilarmos melhor o conhecimento, entendemos o verdadeiro valor daquilo que aprendemos. Know Wow é a palavra chave.

 2.      O conhecimento é importante, mas as relações são muito mais importantes.

Assino em baixo totalmente, pois são justamente pelas relações que trocamos idéias, corrigimos falhas, passamos e ganhamos conhecimentos…acredito que todo conhecimento que é gerado em grupo, em conjunto, é muito mais melhor e divertido do que aquele que é gerado sozinho e isoladamente.

FAZENDO A DIFERENÇA

Curti muito também a palestra da Renata Prado, ela executou o #catloversday um projeto bem bacana sobre proteção animal focado em gatos (ela ama) e que ganhou bastante projeção chegando a ficar em 1º nos trending tropics do Twitter e sendo divulgado em diversos sites.

Em especial vou destacar aqui o aprendizado que ela obteve com tudo isso:

Trabalhar em equipe

O projeto foi desenvolvido por ela, juntamente com mais duas amigas, sendo uma de SP e outra de SC.

Empreendedorismo

A partir do momento que o projeto foi executado e foi ganhando notoriedade, surgiram diversas empresas e ONGs para proporem parceiras e patrocínios.

Fazer aquilo que ama

Ao meu ver, o grande diferencial da Renata, é que ela fez (e faz!) algo que ama.

Mesmo muita gente não dando a devida atenção a proteção de animais, ela foi contra a maré e fez algo bacana a qual encontrou muitas outras pessoas dispostas a embarcar junto com ela nessa idéia.

Além destes, teve muitos outros também, que compartilharam conosco suas idéias, projetos e sonhos, e a cada minuto que se passava me sentia orgulhoso e feliz  por estar vivenciando tudo aquilo.

VALEU A PENA PARTICIPAR?

Sinceramente, valeu  acordar as 2 da manha para me arrumar e enfrentar 3 horas de viagem para chegar em Goiânia e ouvir este tanto de gente boa e capacitada falando. Foi uma decisão certa que tomei e tentei aproveitar cada minuto a qual estava ali, por isso se  você tiver a oportunidade, assista também um evento destes, aliás no Youtube você tem acesso a Tedx de diversas cidades do Brasil e até mesmo ao TED Global, experimente …

e tenha a chance de aprender, compartilhar e fazer a diferença.

Anúncios

Sobre Rômulo Sousa

Acadêmico de administração, estudante do mundo do empreendedorismo digital em fase de planejamento da sua empresa.

Publicado em novembro 30, 2011, em Empresas. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: